A pouco mais de duas semanas para se iniciar a Liga, Sporting e FC Porto ainda não têm patrocinador nas respetivas camisolas. Um facto que começa a inquietar os adeptos, sobretudo tendo em conta que bem cedo o Benfica anunciou a parceria com a companhia de aviação Emirates, cujos valores apontam para um contrato de oito milhões de euros anuais, que poderá chegar aos dez milhões, consoante a equipa encarnada consiga atingir determinados objetivos desportivos.
Segundo escreve o DN, o FC Porto encontra-se em negociações com duas empresas: a Fosun, grupo chinês que comprou a Fidelidade e a ES Saúde, e uma marca internacional com capitais lusófonos. Menos informação há sobre o Sporting, que, escreve o DN, está a analisar algumas propostas, tal como o presidente Bruno de Carvalho fez questão de referir numa entrevista recente. “Estamos a negociar”, disse o líder dos leões, frisando que “o Sporting tem de saber valorizar a sua marca e não pode fechar contratos de qualquer maneira”.
Com o fim da parceria da PT com os três principais clubes do futebol português, estes tiveram de procurar novas fontes de receita, mas a demora no Dragão e em Alvalade poderia fazer pressupor que os dois emblemas estariam a sofrer os efeitos da crise no mercado publicitário. Uma ideia que Luís Mergulhão, CEO da Omnicam Media Group, desmistifica. “Os nossos clubes, nomeadamente os três grandes, são veículos muito apetecíveis para marcas globais, como tal não acho que haja qualquer motivo para preocupação”, começou por dizer.
Esta demora no anúncio dos novos patrocinadores das camisolas prende-se, segundo Luís Mergulhão, apenas com “o cuidado na análise de propostas que existem em cima da mesa”. Isto porque, “tal como disse José Mourinho, o futebol é uma atividade fora do normal” a nível económico. E esse é o mote para o CEO da Omnicam Media Group explicar que “as provas europeias, em que Sporting e FC Porto estão inseridos, difundem as marcas para todo o mundo, razão pela qual este tipo de clubes, que ainda para mais têm jogadores conhecidos em todo o mundo, sejam apetecíveis para as empresas comunicarem à escala planetária”. E nesse contexto, o futebol representa “um importante player no mercado global”.
O final dos patrocínios da PT para os clubes representou, pelo menos para já em relação a Sporting e FC Porto, uma quebra de receitas – os dragões recebiam 3,6 milhões de euros por ano, enquanto leões encaixavam 2,8 milhões anuais –, mas Luís Mergulhão considera que foi uma ligação boa para as duas partes.
“Foi uma parceria estratégica que teve o seu timing, sobretudo quando a PT mudou a marca TMN para MEO”, referiu, considerando no entanto que FC Porto e Sporting até poderão fazer encaixes superiores num futuro contrato de patrocínio das camisolas, à semelhança do Benfica.
“É normal que esses valores subam, até porque os clubes são hoje grandes empresas onde a otimização da marca é fundamental, estando associada à mobilização de massas”, assumiu. Euro 2004 mudou o paradigma Certo é que para trás ficou aquele receio de alguns patrocinadores ficarem ligados a um só clube e, por isso, correrem o risco de os seus produtos não serem consumidos pelos adeptos dos rivais. “A conotação de uma marca com um clube é uma ideia ultrapassada, algo que em Portugal teve como ponto de viragem o Euro 2004, que alterou a visão que o futebol tinha como veículo publicitário”, frisou.
Além de Sporting e FC Porto, há também outros clubes portugueses, considerados de média dimensão, como o Sporting de Braga, que também procuram patrocinador para as camisolas. Um cenário que, a avaliar pela convicção de Luís Mergulhão, vai mudar.
Andaram anos a reboque e na mama do Benfica, na TV foi a mesma coisa, agora estão órfãos e estão a sofrer.
ResponderEliminarUma sugestão, o Sporting podia fazer o patrocínio do Porto Canal por 20M e o Porto da Sporting TV também por 20M.
Resolviam 2 problemas, o patrocínio das camisolas e mais importante podiam sempre gabar-se de baterem o Benfica com contratos muito superiores provando que as marcas valem mais do que a marca Benfica.
Eram mais 2 troféus para os museus.
portanto este tipo é o que se costuma chamar de bobo da corte,ou o idiota de serviço,certo? já tiravas era as palas dos olhos
EliminarFly Emirates diste alguma coisa........
EliminarPara já dá-me a resposta ao fato de os jogadores de jeito que tinham quererem voar todos dali para fora ....
EliminarVocês vermelhos são mesmo grandes em tudo ... a começar pela idiotice!
Carlos Manuel
Nos títulos somos grandes de facto, mas isso já toda a gente
EliminarEm relação aos "jogadores de jeito que se querem ir embora" não sei de quem falas. Não deve ser o cepo do Mini, que só atacava e não defendia, dava porrada que me dava vergonha enquanto adepto do Benfica e agora comprovou se que o seu lugar sempre foi outro
Em relação ao Lima estou lhe muito agradecido, pois deu nos muito e ganhou muito, mas era o momento certo para sair
De resto só se sair o Nico, ai sim admito que perdemos uma peça se não "A" peça da equipa
Mas de resto até acho que estamos melhor, mas isso não quer dizer que não podíamos estar ainda melhor
Se os vossos patrocinios sao tao milionarios e rentaveis pq nao comunicaram à cmvm ?
Eliminarsao obrigados a partir que o valor seja 10% do vosso capital social, mais ou menos a partir de 13/15M.
Porque n comunicaram ?
Por que o nosso capital social é de 200M logo faz as contas e saberás que 10% são 20M logo o Benfica não tem que comunicar á CMVM a não ser que eles peçam
EliminarNão é do capital social mas das receitas. As receitas anuais do Benfica são quase 200 milhões. O patrocínio entre 8 a 10.
EliminarVocês falam tanto do patrocínio do Benfica mas deviam era arranjar um para vocês. Aí sim, podiam falar do valor para azar uma comparação. Agora, mais vale ficarem calados.
Já agora, na época de 2013/2014 as receitas de publicidade e sponsorizacao foram 3 vezes a do teu clube. Queres também um comunicado à CMVM? Ou chega-te um grande melão pelo cu acima?
Melão grande ? ahahaha nota-se pedro obeso, dia 9 aparece quero ver a tua garganta.
EliminarPodes te juntar a escumalha de pretos dos teus adeptos bora lá
Ja agora segundo o capital social do roc http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS54050.pdf´
Eliminar11,5M.
E agora guerrinha ?
Vai ligar pra a btv a fazer passar se por alguem ?
A obrigação de comunicar é a partir de 5% do activo, green morons! O activo do Benfica é superior a 400M, green morons!!! A obrigação é apenas a partir de 21M, green morons !!! Abaixo disso só quando o Benfica quiser, green morons!!!! LOOOLL!
EliminarChegaste ao ponto do racismo, gente doente. Depois nem sei quem é esse "guerrinha" que falas e terceiro, não é por ganhar ou perder uma supertaça que a época fica decidida, mas claro para vocês uma vitória contra o Benfica já é um titulo ahahahahaha
EliminarToma um MAXI rennie e reza um ai JESUS que a azia passa...
ResponderEliminarQue azia que eu tenho de ser BI Campeão
EliminarQual é o objetivo de ter a imagem do Benfica neste post, que eu saiba o Benfica já tem patrocinador (FLY EMIRATES)
ResponderEliminar